Tudo Sobre as Táticas

14-05-2014 10:29
AGRESSIVIDADE: Use apensas "Duro" e "Extremo". As outras são pouco eficazes. Defina a agressividade como "Dura" se o árbitro for "rígido" ou "médio" (poderá consultar a rigidez do árbitro que vai dirigir a sua equipa acedendo a "Encontros" (menu "informação"). Caso o árbitro for "brando" ou "muito brando", poderá usara agressividade "Extremo". Siga estes conselhos, pois de a sua equipa jogar de forma demasiadamente agressiva, os jogadores irão lesionar-se frequentemente e irão receber cartões com frequência.
 
ESTILO DE JOGO:
  • Bola longa: útil quando o seu alinhamento possui poucos médios. Assim, a sua equipa jogará de forma a que a bola passe da defesa para o ataque, sem passar pelos médios. Eu não recomendo este estilo: com poucos médios, a equipa adversária irá superar a sua equipa, introduzindo mais médios a jogar.
  • Jogo de passe: o jogo será executado por meio de passes, ou seja, os médios serão parte ativa do encontro. Útil para combater a tática "Remate à vista". Atenção: com poucos médios esta tática não funcionará.
  • Jogar pelas alas: a sua equipa procurará desenvolver o jogo jogando pelas alas. Útil quando, no alinhamento, os jogadores estivferem próximos das linhas, como no 4-3-3 ou no 3-4-3. Poderá anular o "Jogo de passe", pois nessa tática os jogadores principalmente jogam pelo centro de terreno de jogo e no "Jogar pelas alas" os jogadores desenvolvem o jogo pelas alas, abrindo um buraco na defesa adversária.
  • Contrataque: Se jogar defensivamente, é eficaz. Os jogadores não atacarão por vontade própria: defenderão e, quando estiverem na posse da bola, procuram por uma brecha na defesa adversária e atacam. Útil quando a sua equipa é pequena e quer bater-se com equipas com mais qualidade do plantel.
  • Remate à vista: quando a sua equipa possui muitos médios, poderá mandá-los chutar de longe. Com equipa com qualidade inferior à sua deverá funcionar, mas se os adversários tiverem defesas sólidas e muitos médios este estilo não irá funcionar.
TÁTICAS: nesta secção poderá definir o comportemento da sua equipa durante o jogo. Dependendo da forma de jogar do adversário e da sua mentalidade, poderá controlar os seus jogadores. Não se esqueça de mandar os jogadores para a parte do terreno em que o adversário está mais fragilidade (tem menos jogadores), explorando os defeitos da formação do oponente. Uma dica minha: a defesa deve ficar sempre atrás.
 
TÁTICAS AVANÇADAS:
  • Marcação: Caso os seus defesas sejam melhores do que os atacantes do adversário defina a marcação como "Marcação Homem-a-Homem". Caso os seus defesas sejam piores do que os avançados do oponente selecione "Defesa à zona".
  • Armadilha de fora de jogo: Use-a quando a sua equipa tenha mentalidade ofensiva ou muito ofensiva. Quando for normal, defensiva ou muito defensiva não use a armadilha.
  • Mentalidade: Nunca opte pelos extremos: "Muito ofensivo" ou "Muito defensivo". Caso a sua equipa seja melhor ou parecida com a do oponente, use "Ofensivo". Caso seja pior, use "Defensivo".
  • Ritmo: Caso a sua equipa tenha jogadores de qualidade, use "Futebol ao Primeiro Toque". Caso comande uma equipa com jogadores piores em relação ao adversário, use "Lances Rápidos".
  • Pressão: A pressão deve sempre rondar os 85, 90%; já que a pressão é o aspeto mais importante do jogo. Sem pressão a sua equipa dá espaço para jogar ao adversário! (Nota: não exagere colocando 100%, pois assim a sua equipa estará desiquilibrada e só se preocupará com um aspeto; e o adversário irá tirar partido disso).
 
6-3-1: Esta é a formação mais defensiva que se encontra disponível. Dado que a defesa desta formação é quase impenetrável, é melhor usar uma formação ofensiva, como o 4-3-3 ou o 3-4-3. Quatro defesas e um média irão manter o avançado e os três médios longe da sua baliza.
 
5-3-2: Formação muito defensiva. Com cinco defesas você irá ter uma sólida e equilibrada defesa; no entanto, dois avançados terão dificuldades em marcar golos. Para a combater pode usar-se um 4-4-2 (os seus jogadores irão anular a formação mas dificilmente marcarão) ou um 4-3-3 (irá marcar golos mas também poderá sofrer alguns).
 
5-4-1: Formação que poderá dar um empate a uma equipa mais pequena num jogo com um clube grande. Para a combater, use um 4-4-2 ou um 3-5-2.
 
4-5-1: Útil quando uma equipa não possui avançados de qualidade e quando um clube grande joga com um clube cuja qualidade do plantel seja muitíssimo inferior à dele (poderá golear essa equipa e não sofrer nenhum golo). É difícil combatê-la, mas o 4-4-2 poderá ser uma boa opção.
 
3-5-2: Útil quando a sua equipa possui muitos médios de qualidade. O 4-4-2 será uma boa escolha, dado que os quatro defesas e os quatro médios anularão a boa capacidade de ataque do 3-5-2, e os dois avançados poderão conseguir marcar, porque têm pela frente apenas quatro defesas.
 
4-4-2: Uma formação comum e equilibrada. A estratégia não ofensiva nem defensiva, e o jogo irá decidir-se mais pela qualidade do plantel que usar esta tática. Para a combater, use 4-2-3-1.
 
4-3-3: Formação ofensiva e equilibrada. O 4-5-1 poderá anular esta tática com facilidade, dado que os cinco médios superarão os três médios do adversário, e a sua equipa dominará a posse de bola.
 
4-2-4: Usada contra adversários fracos será uma boa opção, mas uma equipa de nível razoável anulará facilmente esta formação. Não recomendável. O 4-4-2 será uma boa opção para a tentar bater.
 
3-4-3: Formação muito ofensiva, útil apenas caso os seus jogadores sejam talentosos. É difícil de combater, mas o 4-4-2 será uma boa opção.
 
3-3-4: Formação usada contra adversários fracos, que será eficiente. No entanto, o 4-5-1 poderá pará-la.
 
3-2-5: Formação extremamente ofensiva, mas fácil de bater, pois a sua defesa é fraca. O 4-4-2 irá anulá-la facilmente.
 
5-2-3: Formação com uma defesa sólida e uma capacidade ofensiva razoável, mas com um meio-campo fraco. Mais uma vez, o 4-4-2 irá anulá-la.